quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Dicas para as futuras mamães


                              Mamãe se cuida
A gravidez é um período delicioso que – apesar de parecer que dura muito – passa super rápido. São 9 meses em que as emoções estão à flor da pele e cada minuto que você dedica ao bebê é importante.
E para que você aproveite ao máximo essa experiência, é preciso estar relaxada, com o mínimo possível de preocupações, em um ambiente agradável. Por isso, trouxemos algumas dicas para você aproveitar sua gravidez ao máximo, sem stress.
Aprenda tudo que puder sobre bebês
Quanto mais você estiver preparada para a chegada do bebê, melhor. Leia livros, converse com outras mães, participe de grupos de gestantes… Este contato com mulheres que estão passando pela mesma fase é muito interessante. Na Casa do Brincar temos encontros semanais de mães e gestantes com nossas amigas da Matrice.i.
Interaja com a sua barriga
Desde os primeiros meses os bebês já conseguem ouvir o que se passa ao mundo em sua volta. Contar histórias, ouvir músicas relaxantes, fazer carinhos… tudo isso aumenta o laço afetivo entre você e o bebê. Na Casa do Brincar temos as aulas de Dança Materna, onde mães e grávidas interagem, por meio da música, com seus filhos. 
Faça alongamentos durante o dia
Alongar-se diariamente ajuda a relaxar principalmente as costas, que sofrem com o peso da barriga. Você pode fazer exercícios sentada mesmo, colocando as mãos atrás da cabeça e alongando para a esquerda e direita, alternadamente. Depois abra e estique os braços. Você vai ver como a sensação de alívio é imediata.
Pense positivo!
Imaginar coisas boas para você e para seu bebê são a melhor forma de encarar uma gestação tranquila e saudável. Pensamentos negativos, estresse e pessimismo podem enfraquecer até seu sistema imunológico.
Trabalhe o necessário, no máximo
Lembre-se que agora você precisa ter energia para você e para a criança que está na sua barriga. Então tente controlar ao máximo o stress de resolver problemas profissionais fora do horário de trabalho e nos fins de semana. Tenha momentos de relaxamento, momentos seus e do bebê.
Coma bem
A alimentação saudável é uma das maiores armas para uma gravidez saudável. Nada de regimes: tenha uma alimentação equilibrada e diversificada. Isso dará ao bebê os nutrientes necessários para seu desenvolvimento e ajudará a combater os desconfortos típicos da gravidez, como azia, enjoos e mal estar.
Durma bastante
Oito horas de sono diárias são essenciais para quem gera uma nova vida. Sinta-se ainda no direito de tirar cochilos quando for necessário. Algumas vezes acontecem dificuldades na hora de dormir, parece que não há uma posição confortável. Você sabia que a melhor posição para uma gestante é deitada com o corpo virado para o lado esquerdo? Assim a circulação sanguínea acontece de forma mais eficiente, favorecendo o envio de nutrientes ao bebê.
Filtre os conselhos
Todo mundo tem um conselho para dar a mães. Da gravidez aos primeiros anos de vida da criança, todo mundo tem uma tia que disse que ouvir da prima que tal coisa… Isso pode deixar você ainda mais ansiosa, principalmente se for o primeiro filho. Reserve-se a ouvir e seguir conselhos dos familiares e amigos mais próximos e não tenha vergonha de mudar de assunto sempre que os papos sobre bebês e as experiências dos palpiteiros começarem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário